Capa Blog Latam Gateway

Sistema de pagamento online: por que usar?

A comodidade de fazer compras sem sair de casa vem atraindo mais o público a cada ano. Afinal, quem vai querer ter o trabalho de ir até uma empresa se for possível pedir seus itens favoritos com poucos cliques, diretamente do conforto de seu lar e com toda a segurança que uma ida a loja garantiria, certo?

Por conta disso, tecnologias envolvidas no sistema de pagamento online devem ser constantemente atualizadas a fim de garantir que a experiência do cliente on-line seja cada vez mais segura e ele queira retornar à sua loja virtual numa próxima compra.

Dessa forma, se você está no comando de um e-commerce, é indispensável que esteja por dentro de todos os detalhes sobre ferramentas de pagamento online para oferecer apenas o melhor a seus clientes. Confira a seguir todas as vantagens que um sistema desse tipo oferece e como a sua escolha pode ajudar a alavancar suas vendas!

Banner Banco

O que é sistema de pagamento online?

Um sistema de pagamento online é o responsável pelo gerenciamento das vendas da sua loja virtual. Ou seja, ele é um software que atua de forma rápida e segura dentro do seu site para cuidar de todo o processo de recebimento das compras de seus clientes.

Como funciona um sistema de pagamento online?

O funcionamento de um sistema de pagamento online envolve processos que muitas vezes nem são percebidos pelo cliente que está realizando uma compra virtualmente. Ele começa a partir do momento que o cliente finaliza a página, e acontece resumidamente da seguinte forma:

  1. A forma de pagamento escolhida pelo cliente é emitida dentro do sistema;
  2. O pagamento é processado pela instituição financeira responsável;
  3. O sistema de pagamento confirma o pagamento e a realização da compra.

Quais os benefícios de um sistema de pagamento?

Automatizar o sistema de pagamentos da sua loja virtual pode gerar diversas vantagens, confira algumas delas:

1. Proteção de dados do cliente e da empresa

Um dos fatores que mais influenciam na decisão de compras em um site é a segurança que ele oferece. Afinal, nem você e nem ninguém quer ter suas informações pessoais, dados de cartões de débito e crédito roubadas, não é mesmo? Nesse sentido os sistemas de pagamento oferecem ferramentas antifraude e proteção dos dados do cliente e da empresa para que sua plataforma seja uma experiência segura.

2. Fidelização do cliente

A integração de sistemas de pagamento na sua loja virtual faz com que todo o processo final de compra seja mais eficiente. Dessa forma você mostra preocupação com a compra do seu cliente, que fica satisfeito com a forma que foi tratado. Esses fatores ajudam (e muito!) na fidelização dos usuários que tendem a retornar à sites em que encontraram bons produtos, fácil navegabilidade e segurança na hora de fechar a compra.

3. Transparência na gestão financeira

Um sistema de pagamentos auxilia a deixar todo processo financeiro do seu e-commerce mais organizado. Com as ferramentas de gerenciamento financeiro você pode acompanhar e gerenciar vendas, estoque e taxas em um único lugar. Dessa maneira fica muito mais rápido e fácil acompanhar como está a saúde financeira do negócio e identificar os pontos críticos da marca, para que possa realizar alguma ação para reverter isso.

4. Diminuição da inadimplência

Ter um sistema de pagamentos na sua loja virtual te ajuda a diminuir o risco de golpes relacionados ao não pagamento de produtos. Além disso, alguns sistemas ainda possuem a praticidade na emissão e envio de cobranças de forma mais assertiva, o que também reflete na fidelização do público que comprou em seu e-commerce. Afinal, nenhum cliente gosta de ser cobrado indevidamente.

5. Diversas opções de pagamento

Uma das maiores facilidades que o sistema de pagamento pode oferecer aos seus clientes é o leque de opções de pagamento. Quando você instala essa ferramenta em sua loja virtual, os usuários podem pagar com cartão de débito, crédito, boleto, via PIX, entre outros. Além disso você pode trabalhar com diferentes opções de bandeiras de cartão e facilidade de pagamento, como descontos e parcelamentos.

Como escolher um sistema de pagamentos para seu site?

Na hora de procurar um sistema de pagamento você deve considerar informações confidenciais de seu cliente e dados privados da sua empresa, afinal, trata-se de uma ferramenta que terá acesso a todos os registros de movimentação de seu negócio.

Confira quais os fatores que devem ser analisados para atender as necessidades da sua marca:

1. Recursos e ferramentas

Diversos recursos e ferramentas podem ser incorporados nos sistemas de pagamento, por exemplo aqueles que melhoram a gestão financeira e ajudam a reduzir os custos. Além desses, é interessante que o sistema ofereça relatório e gráficos sobre as vendas e todas as opções de pagamento que você necessita para realizar a gestão financeira com qualidade.

Antes de fechar contrato, avalie se a opção que escolheu oferece todas as ferramentas que irá precisar para gerir seu e-commerce com segurança e assertividade.

2. Autonomia

Se você está buscando um sistema de pagamento com certeza está procurando autonomia na hora de gerir sua marca. Por isso, priorize os sistemas que se adaptam as mudanças e te permitam adaptar à ferramenta ao sue negócio. Como este serviço é para facilitar o gerenciamento de suas vendas, pode ser que com o crescimento da sua loja, você precise redefinir algumas regras de cobrança e recursos adicionais.

3. Integração de sistemas

Confira se o sistema tem integração com a plataforma da sua loja virtual, então pesquise bem se a ferramenta que escolheu pode ser integrada ao site e se essa ação não limitará nenhuma opção que resulte numa experiência negativa aos seus clientes. É essencial também verificar se a empresa oferece suporte técnico para te auxiliar uma vez que o processo de implementação e adaptação do sistema podem exigir algumas habilidades específicas.

4. Segurança

Por último e não menos importante, confirme se o sistema de pagamento possui uma análise antifraude que garantem a proteção de dados e a segurança das operações. Cabe averiguar se o provedor do sistema é compatível com PCI DSS (Payment Card Industry Standard), que é um padrão de segurança de dados do setor de cartões.

Para se inteirar dessa e outras informações, faça uma pesquisa da experiência de mercado da empresa que irá contratar pois ela vai auxiliar na parte mais importante do seu negócio.

Automatizar processos financeiros dentro do e-commerce é uma prática que deve ser pensada de forma estratégica para o futuro do negócio.

Lembre-se, aqui, na Latam Gateway, nós oferecemos tudo isso, de forma personalizada para o seu negócio, e ainda prestamos suporte ao seu cliente, 24 horas, 7 dias por semana. Se você quer se informar mais sobre

Compartilhe o post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *