capa blog latam gateway CHECKOUT SEGURO

Checkout seguro: saiba como ter um em seu e-commerce

Nas lojas virtuais, o checkout é conhecido como o momento do cliente finalizar o pagamento e sair do site (ao menos em teoria).

Por isso, é importante garantir ao usuário uma série de medidas que trazem segurança aos seus dados e a famosa LGPD, também conhecida como lei de proteção de dados.

Existem várias formas de melhorar esse tipo de experiência. O UI e o UX não estão presentes somente enquanto o usuário navega no site, mas também durante o momento de sair. O e-commerce deve ser um facilitador para isso e, assim sendo, deixar uma boa visão para os clientes.

De acordo com o Estudo de Propensão ao Consumo, da SAP, de 82 a cada 100 consumidores abandonam a compra no momento de fechar o pedido justamente pela dificuldade em encontrar as formas de pagamento, as políticas de privacidade e de devolução e até mesmo a finalização da compra.

Como otimizar o checkout?​

Preparamos algumas dicas para facilitar todo o processo aos seus clientes que, com toda certeza, poderão fazer diferença no momento final da compra.

1. Mais formas de pagamento

No ano de 2020, um grande golpe assolou a internet: o Importados 123. O site vendia produtos que tinham 50% de desconto, sem mesmo ser Black Friday. Todos começaram a comprar e, de início, os produtos chegaram. No entanto, depois de algumas semanas, simplesmente pararam de ser despachados. Foi um golpe na escala de milhões e o grupo faturou muito com isso.

Mas, o que isso tem a ver com o checkout seguro e com as formas de pagamento? O fato é que o Importados 123 vendia apenas com pagamento em boleto. Ou seja, o cliente não poderia solicitar a devolução do valor.

Por isso, hoje em dia, lojas que possuem apenas o boleto como forma de pagamento nem sempre são vistas como seguras. O mais indicado é ter ao menos 4 formas diferentes aceitas para receber o valor dos seus clientes, sendo o boleto apenas uma delas.

2. Tudo pode ser visível

O primeiro passo é que tudo deve ser visível no momento de preencher os dados. Sabe quando você clica para ir ao próximo passo e o site sempre trava no mesmo lugar pois falta algo para ser preenchido porém sem identificação do que é? Isso pode fazer com que o cliente abandone a compra frustrado.

Então, além de deixar tudo bem visível, uma dica é colocar um *** nas partes que são obrigatórias. Outro recurso é programar esses campos para ficarem vermelhos quando não forem preenchidos.

3. Políticas

Se não existe uma página com informações como: políticas de devolução, contato e informações sobre a empresa, o cliente irá sentir que se algo sair fora do planejado ele não terá suporte.

É mais comum do que parece: muitas pessoas acabam lendo como devolver o produto, como solicitar o reembolso e outros pontos. Ter páginas que abordam sobre isso é essencial para passar segurança. Para dizer, portanto, que tem políticas que são sólidas no mercado.

Deixe tudo isso à mostra para que o usuário clique quando preferir e não tenha medo de ficar na mão.

4. Reclame Aqui

Ok, mas o que o checkout tem a ver com o Reclame Aqui? De modo bastante simples, a reputação que a sua empresa tem no meio digital faz toda a diferença no momento de finalizar a compra.

Por isso, ter clientes satisfeitos e espalhando isso nas redes sociais e no Reclame Aqui é essencial. Mas não só isso: é necessário mostrar suporte também aqueles que não estão contentes com o seu atendimento, produto ou serviço.

Se você somente responder nas redes sociais aqueles que elogiam, ignorando os problemas, pode ser ainda mais prejudicial para a sua marca.

5. Segurança digital

Vazamentos de dados são comuns por empresas de pequeno, médio e grande porte. Por isso, dê todo o suporte para que não ocorra esse tipo de problema. Em síntese, você pode oferecer o certificado em SSL e ainda garantir ao cliente um banco de dados seguro e protegido em boas hospedagens, longe de invasões.

Vazar dados ou não tomar os cuidados com isso, pode acabar com a boa reputação de uma marca.

Latam Gateway pode te ajudar

Você pode conhecer os serviços da Latam Gateway no nosso site, caso tenha dúvidas solicite um contato.

Não perca 82% dos seus clientes por falta de clareza no fechamento da compra, conceda experiências satisfatórias e consiga mais conversões.

Avaliar o conteúdo post

Compartilhe o post:

Latam Gateway

Latam Gateway

Latam Gateway é sua parceira para trazer soluções inovadoras para monetizar seus produtos ou serviços de forma descomplicada. Em nosso blog, você confere conteúdos sobre o mercado brasileiro, gateways de pagamentos, inovações tecnológicas, universo gamer, metaverso e muito mais. Leia nossos conteúdos, conheça nossas soluções e conte com a Latam para ajudar o seu negócio evoluir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados