PayPal ou Mercado Pago: conheça a diferença das ferramentas de venda para a sua loja online

Artigos e Notícias

Home / Blog

Blog

Artigos e Notícias

PayPal ou Mercado Pago: conheça a diferença das ferramentas de venda para a sua loja online

Já reparou em como o dinheiro físico tem perdido espaço nos últimos anos? Isso acontece porque a tecnologia vem chegando em mais pessoas e outros meios de pagamento têm conquistado protagonismo. É o caso do PayPal e do Mercado Pago.

Conhecer as opções é importante, principalmente na hora de monetizar sua loja online. As carteiras digitais são sistemas que concentram algumas opções de pagamento virtual, deixando o dinheiro e o cheque em segundo plano.

Assim, os modelos costumam ser usados por meio de aplicativos práticos, funcionando com apenas alguns toques na tela do smartphone. A ideia do post é fazer um comparativo dos serviços oferecidos pelas duas carteiras e mostrar como cada um funciona. Vamos lá?

Como o PayPal funciona?

A PayPal está no mundo dos serviços digitais há alguns anos. A empresa norte-americana surgiu em 1998 e fez parte de outra empresa de ecommerce — a eBay, voltando a ser uma marca independente apenas em 2015.

Origem do PayPal

A empresa surgiu originalmente como "Confinity", servindo para desenvolver softwares de segurança. Mas o negócio fracassou nesse primeiro propósito e passou a focar em pagamentos eletrônicos. Em 2000, a marca se fundiu com o "X.com", um banco virtual fundado pelo bilionário Elon Musk. A marca mudou de nome e foi adquirida pela eBay em 2002, por valores que passam dos um bilhão de dólares.

Além da eBay, o meio de pagamento passou a ser adotado por gigantes como Citibank, Yahoo! e Google. Mas boa parte da web ainda não usava. Por isso, a empresa fez parceria com a MasterCard para lançar o "PayPal Secure Card", permitindo pagar com a carteira em sites que originalmente não aceitavam o PayPal.

Assim, a marca se aproximou dos 2 bilhões de dólares em receita já em 2007. Empresas como a Fraud Sciences e a Bill Me Later foram adquiridas pela PayPal, expandindo ainda mais a atuação da empresa. Uma das parcerias mais recentes da marca é com o Instagram, permitindo o checkout das compras na própria rede.

Funcionamento do PayPal

O PayPal é uma carteira digital que permite o pagamento de forma bem simples. Basta adicionar os cartões de crédito e, na hora de pagar, logar na conta e escolher qual usar. Assim, conta com um pagamento rápido e com poucos cliques.

Aqui, a única coisa com a qual é preciso se preocupar é com os dados de acesso. Desse modo, conta com algumas vantagens. Por exemplo, o fato de manter as informações financeiras protegidas. Isso porque a plataforma não compartilha números como o do cartão com os vendedores.

Às vezes, a própria carteira reembolsa compras nos casos em que o produto não chega. A razão é o fato de o PayPal contar com um programa de Proteção ao Consumidor. Aqui, tanto o pagamento quanto o valor do frete são cobertos.

Como o Mercado Pago funciona?

O Mercado Pago é o sistema de pagamento e carteira digital do Mercado Livre, trazendo à tona uma série de operações. A empresa argentina está em quase 20 países, liderando o ecommerce na América Latina.

Surgimento da empresa

A marca foi fundada em 1999, tendo uma versão brasileira no mesmo ano. Tendo o eBay como um dos principais acionistas, a empresa recebeu uma boa dose de investimentos. Em 2002, comprou ativos da Lokau.com, uma concorrente brasileira. Assim, os usuários da plataforma foram convertidos automaticamente em pessoas cadastradas no Mercado Livre.

O mesmo processo aconteceu com a Arremate, uma outra empresa concorrente. Desse modo, a marca se expandiu por vários outros países da América Latina. A empresa cresceu a ponto de contar com o "Mercado Livre Envios", um serviço de logística próprio. Algumas startups, como a Axado e a Kangu, também passaram a fazer parte do grupo.

O Mercado Pago, o método de pagamento que promove a interação entre os vendedores e compradores, apareceu em 2003. Mas não é apenas uma carteira digital, dando alternativas de máquinas de pagamentos para os lojistas. Assim, não só os comércios digitais têm opções, como os físicos.

Funcionamento do Mercado Pago

Assim como o PayPal, o Mercado Pago é uma Carteira Digital. Embora originalmente servisse para gerenciar vendas no site, o meio aparece para compras em várias outras lojas. Por isso, suporta outros cartões de crédito.

Aqui, você pode pagar boletos, fazer recargas, transferir dinheiro e fazer várias outras coisas. É possível até abastecer o vale-transporte e pagar combustível em postos conveniados. A conta ainda tem atraído usuários preocupados com as finanças.

Isso porque rende 100% da CDI, um valor acima da poupança. Para os usuários que não querem deixar o dinheiro perder valor de compra em uma conta-corrente comum, a carteira pode servir de alternativa.

Quais são as vantagens em ter esses sistemas como forma de pagamento?

Sabe quando alguém diz que não pode pagar porque deixou a carteira em casa? Então, essa desculpa desaparece com as carteiras digitais. O serviço armazena dados dos vários cartões dos usuários e permite compras unicamente com o uso do celular.

O primeiro ponto forte do Mercado Pago e do PayPal para sua loja é a diversificação dos meios de pagamento. Isso porque dar suporte para as plataformas é uma forma de trazer opções para os clientes e diminuir as desistências na hora do pagamento.

Por ser um meio de pagamento veloz, é interessante principalmente para os usuários que têm contato com soluções práticas. É o caso dos compradores de jogos, por exemplo. Com a privacidade dos dados e a criptografia, as chances de fraudes ainda diminuem.

O PayPal e o Mercado Pago são caminhos para conectar os lojistas aos consumidores na hora das compras. Assim, os usuários só precisam selecionar sua carteira favorita e usar o PIN para validar a transação.

A forma de pagamento ainda é útil principalmente ao aumentar as conversões de venda e evitar o abandono de carrinho. Isso porque o indicador tem influência da experiência de compra e ter vários meios de pagamento ajuda justamente nessa etapa.

Você sabia que o PayPal e o Mercado Pago são parceiros da Latam Gateway? O que acha de saber mais sobre as formas de pagamentos revolucionárias oferecidas pela empresa? Então, confira o site e conheça mais sobre nossas soluções!

Uso de cookies - Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações leia nossos Termos de Uso.