Blog
Se a sua empresa trabalha com venda de gift cards e outros itens para gamers saiba que o...
25 de March de 2022Comprar jogos. Duas palavras que chamam outras milhares na mente dos gamers do mundo inteiro. Antes...
16 de March de 2022Melhorar o sistema de vendas online pode ser um caminho para lucrar mais com uma loja virtual...
16 de March de 2022Muitas pessoas não entendem como se pode ganhar dinheiro com jogos. E jogos podem dar muito dinheiro. Só em 2019, o mercado dos campeonatos no Brasil movimentou mais de R$ 5 bilhões. Abaixo, você vai entender como está o mercado no Brasil, além de valiosas dicas de como monetizar o seu game e conhecer também algumas soluções. Não existe uma receita pronta para isso.
Transformar o seu produto em dinheiro é algo bem possível e, isso é feito através de diferentes maneiras, como: anúncios, links, parcerias. Assim, lembre-se que é importante foco e planejamento e que monetizar seu game deve ser pensado desde antes do desenvolvimento.
LEIA TAMBÉM: Conheça os principais meios de pagamento online no Brasil
Em 2019, o Brasil foi classificado como o 13º mercado de games do mundo e líder na América Latina. Seus campeonatos são milionários e podem movimentar até R $ 5,6 bilhões por ano. Segundo a consultoria Newzoo, existem mais de 75 milhões de jogadores no país e mais de 80% deles já adquiriram itens virtuais para usar em seus jogos.
Monetizar os games ajuda o mercado, pois o número de desenvolvedores cresce cada vez mais, incluindo o número de mulheres na profissão. O Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais aponta que o número de desenvolvedoras aumentou mais de 150% ainda na primeira metade da década, até 2014.
Os campeonatos movimentam também o mercado e os prêmios que entram na disputa dos melhores times ou jogadores. Em 2019, um campeonato internacional de Counter-Strike apresentou US $ 250.000 como prêmio em dinheiro. Até agora, a expectativa é que o setor cresça mais de 5% até 2022, diz o estudo.
LEIA TAMBÉM: Entenda como a monetização de games funciona na América Latina
Segundo estudo publicado em junho de 2020, 73,4% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos. Isso é muito bom, mas não basta para o desenvolvedor. Monetizar um bolo não é como uma receita de bolo, onde usamos medidas exatas e ele está lá, bonito e rendendo uma boa grana. É preciso entender bem o mercado para saber posicionar o seu jogo. Fazer a análise do público para ver qual é a melhor plataforma para lançá-lo. Analise também seus concorrentes para ver como eles cobram.
Há também a necessidade de um gateway de pagamento, que será a forma descomplicada de você receber os valores referentes ao seu game. A Latam Gateway trabalha com monetização de de jogos na América Latina e traz métodos de pagamentos locais e instantâneos com entrega em até 30 minutos. Entre as soluções com que a empresa trabalha estão: boletos, transferência, depósito, cartão de crédito, carteiras digitais e PIX. Ela ainda presta assistência ao consumidor em português, inglês e espanhol; além de assistência jurídica para vender no Brasil com pagamentos locais.
Abaixo, veja como monetizar seu jogo através de anúncios e outras soluções que podem ser tão lucrativas quanto.
Um dos itens mais importantes na monetização de games é otimizar a experiência do anúncio para não incomodar os usuários. Eles não devem interromper o fluxo do jogo, pois os jogadores em batalhas épicas não vão gostar de ter um anúncio invadindo a tela. São muito mais interessantes e úteis em momentos de interrupções naturais, ou seja, numa passagem de nível ou quando o jogador faz uma pausa, por exemplo.
Assim, veja algumas dicas de como ter anúncios melhores:
Eles costumam ser os mais populares entre as pessoas, mas o desenvolvedor precisa ganhar dinheiro de alguma forma. Então adiciona itens pagos com alguma frequência para que o usuário possa melhorar sua experiência.
Assim, o céu é o limite e o desenvolvedor pode criar itens de consumo, como roupas, armas especiais, acessórios para o avatar do jogador, itens especiais para feriados (como Natal ou Páscoa) e até itens para a temporada (como verão e inverno), você também pode customizar habilidades para o personagem (saber nadar ou jogar capoeira), vidas extras também são muito interessantes para vender; além, é claro, de edições limitadas de itens que podem fazer muito sucesso entre os jogadores.
Você sabia que é possível ganhar dinheiro com parcerias? Ou seja, você pode fazer parceria com uma empresa ou anunciante específico. Conheça algumas formas de solução de monetização de jogos nesta área:
Os jogos com vários jogadores atraem muitos interessados para encontros m tempo real, portanto, existem diferentes formas de solução de monetização do jogo, como ter itens que podem ser presentes; jogadores que trocam itens entre si; torneios; apostas; recursos especiais, por exemplo.
Talvez não seja realmente usado por pequenos desenvolvedores, mas é uma ideia muito legal ter itens baseados em seus jogos para vender aos fãs. Veja alguns exemplos: camisetas, canecas, chaveiros, bonecos ou bichinhos de pelúcia, travesseiros, capas de smartphone, entre outros itens.
Lembre-se que monetizar é a melhor estratégia para gerar receita para o seu game. Pratique suas vendas ou tenha inserção de anúncios, imagens, links, vídeos tutoriais ou qualquer outro formato de conteúdo. E ainda, ao seu game, você pode ter também:
LEIA TAMBÉM: O crescimento nos bancos digitais no Brasil
LATAM Gateway é uma empresa brasileira que trabalha com monetização de jogos com pagamentos instantâneos. O LATAM Gateway visa ajudar empresas internacionais de jogos a monetizar mais e melhor no Brasil e em outros países da América Latina. Oferece pagamentos instantâneos através de Boletos, Depósitos, Cartão de Crédito e PIX, com confirmação de compras em 30 minutos durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para entender a monetização de jogos, visite nossas redes sociais.